O Sr.Fernando Leão está a fazer um bom trabalho?

13/03/08

Tango argentino e danças de salão no Orfeão da Feira

O Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira promove este sábado, dia 15, uma soireé dançante, pelas 22h30. Exibições de danças de salão e tango argentino estão no programa de uma noite que promete ser longa.
A iniciativa conta com a parceria da CosmoDança de Paula Basto.

Casa cheia para debater a Lei do Tabaco

Se os empresários do sector continuarem a solicitar este tipo de acções, a Câmara da Feira voltará a promover o debate em torno desta temática.

A sessão de sensibilização sobre a Lei do Tabaco, promovida pelo Gabinete de Apoio ao Empresário (GAE) da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira registou casa cheia. Cerca de uma centena de pessoas, na sua maioria ligadas aos sectores da restauração e cafés/bares, marcaram presença no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram abordadas diversas vertentes da aplicação desta lei e respectivas implicações.
Nesta sessão, representantes da Direcção Geral de Saúde, Associação Portuguesa de Refrigeração e Ar Condicionado e União das Empresas de Hotelaria, Restauração e Turismo de Portugal (UNISHOR Portugal) sensibilizaram todos os presentes para a necessidade e importância de preservar o bem-estar e saúde pública de fumadores e não fumadores.
Neste encontro, marcado por um espaço de debate esclarecedor, foi explicado aos participantes, por exemplo: que não existem equipamentos generalizados que garantam a qualidade do ar, sendo que cada caso deverá ser analisado individualmente; que o estudo para solucionar e garantir a qualidade do ar em espaço de fumadores deve ser da responsabilidade de engenheiros reconhecidos pela ordem, que deverão assumir um termo de responsabilidade; e que a ASAE, como entidade fiscalizadora, fará a medição da qualidade do ar, sendo ainda responsável pelo cumprimento dos restantes requisitos da lei, nomeadamente a aplicação de coimas, sempre que se revele necessário.
O GAE faz um balanço muito positivo desta sessão de sensibilização, quer em matéria de adesão, quer no que se refere à forma como foi conduzida. Se os empresários do sector continuarem a solicitar este tipo de acções, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira voltará a promover o debate em torno desta temática.

www.terrasdafeira.pt / www.correiodafeira.com

Isvouga acolhe alunos do ensino secundário

A acção realizou-se pelo segundo ano consecutivo, para escola de Oliveira de Azeméis e Colégio de Lamas.

Alunos da Escola Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis) e do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas participaram no “Open Day”, acção de acolhimento o Instituto Superior de Entre Douro e Vouga a alunos do ensino secundário. A iniciativa permite que o Isvouga apresente a sua oferta formativa, filosofia de ensino e dinâmicas de intervenção.
A acção realizou-se pelo segundo ano consecutivo. O programa preparado para os visitantes consistiu numa sessão de boas vindas e apresentação do Instituto pela sua directora, seguido da apresentação do site do Isvouga. Seguiu-se uma visita às instalações e a exibição dos carros que participaram nas últimas edições da Shell Eco-Marathon.
A diversidade dos cursos dos visitantes levou à organização de programas paralelos, entre os quais uma palestra sobre Gestão Desportiva para os alunos de Desporto, uma palestra sobre Design Gráfico dirigida aos alunos dos cursos de Multimédia e Design Gráfico, uma palestra sobre Gestão Sócio-Cultural para os alunos do curso de Animação Sócio-Cultural e uma outra sobre o Global Management Challenge dirigido aos alunos de Ciências e Tecnologias, projecto esse que teve a participação, no passado ano lectivo, de alunos do Isvouga.
Para além destas sessões, realizou-se uma demonstração de trabalhos ligados à área da robótica dirigida aos alunos dos cursos de Electrónica e Informática.
Este é um projecto ao qual o Isvouga pretende dar continuidade, dado o crescente interesse e adesão por parte dos seus públicos-alvo, bem como pelo posicionamento que, desde sempre, tem adoptado no sentido de uma grande abertura ao exterior.

PSP detém indivíduo acusado de agressão a agente

Autoridades tiveram de recorrer a gás pimenta para consumar detenção.

A PSP de Santa Maria da Feira deteve um desempregado de 44 anos, acusado de agressão a um agente de autoridade, junto de um estabelecimento de restauração e bebidas da cidade. De acordo com informação enviada pela Polícia de Segurança Pública, após comunicação telefónica a informar de que o estabelecimento estava a produzir ruído em excesso, o elemento policial contactou a proprietária, que se prontificou a reduzir o volume do som.
Subitamente, o suposto agressor, marido da proprietária, terá interrompido o diálogo de ambos, agredindo o agente com um pontapé numa perna. O agente usou gás pimenta para consumar a detenção.
O indivíduo, que já estava referenciado pelo mesmo tipo de crime e por suspeita da prática do crime de violência doméstica, foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira. O caso baixou a inquérito.

in www.terrasdafeira.pt

Encenações da Semana Santa começam com Procissão dos Lírios

Encenação com 70 elementos do grupo Gólgota tem lugar sexta-feira, pelas 21h00, entre a capela de Campos e a Igreja Matriz.

Santa Maria da Feira celebra a partir de amanhã, sexta-feira, a Semana Santa, com a realização de diversas encenações que recriam os últimos dias da vida de Jesus, envolvendo a participação de dezenas de actores do grupo Gólgota e centenas de figurantes.
A edição deste ano é enriquecida com a Procissão dos Lírios ou do Encontro, que amanhã se realiza, pelas 21h00, pretendendo “preparar os espíritos para os grandes acontecimentos da Semana Santa”.
Com a participação de cerca de 70 elementos do grupo Gólgota, a Procissão dos Lírios sai da Capela de Campos rumo à Igreja Matriz e recria o momento em que Jesus cruzou o olhar com a sua mãe quando carregava a cruz a caminho do Calvário. “Devemos, pois, contemplar o que então aconteceu e que agora acontece com tanta gente que sofre, como pessoas com coração, que sintonizam com os sentimentos de quem leva uma pesada cruz, fruto de uma vida dura, disponibilizando-nos a apresentar corajosamente soluções para as injustiças, subornos, prepotências, arrogâncias e indiferença perante quem sofre” – adverte o missionário passionista João Bezerra, autor dos textos das encenações. Esta procissão é única, porque original em toda a sua estrutura, textos e organização.
No domingo de Ramos, pelas 16h00, as atenções estão viradas para os mais novos. A par de dezenas de actores do grupo Gólgota, centenas de crianças e jovens animam o percurso, desde a Igreja Matriz até ao Seminário dos Passionistas, recriando os vários quadros da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém e na Cidade Humana, sempre acompanhados por uma multidão que acena a Jesus. Aqui são encenados cinco quadros, de uma forma muito realista e interventiva em termos culturais, sociais e religiosos.
Na Quinta-Feira Santa, pelas 21h30, a Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira realiza a Procissão do Triunfo das Endoenças ou Ecce Homo, desde a Igreja da Misericórdia até à Igreja Matriz.
A Sexta-Feira Santa é marcada pela realização da Via-Sacra ao Vivo, às 21h00, desde o Palácio da Justiça até ao Tribunal. Nesta encenação, o povo acompanha os diversos quadros, mostrando-se sensível aos valores e princípios evidenciados. O padre João Bezerra salienta que é importante “sentir e viver os acontecimentos importantíssimos da vida de Jesus, relacionados com a sua condenação injusta, com a sua morte dolorosíssima na cruz e com a sua ressurreição”. Sentir na pele o que está a acontecer, apesar de já ter acontecido é o grande objectivo. O missionário passionista sublinha que Jesus Cristo continua a ser condenado, maltratado e a morrer crucificado injustamente. “Ao fazermos memória dos factos históricos queremos recuperar energias para lutar contra toda a injustiça bem visível na nossa sociedade”, refere.

11/03/08

FEIRENSES ACABAM COM PERÍODO DE 2 MESES SEM VENCER

Na estreia de Álvaro Magalhães em casa, o Feirense obteve uma vitória preciosa graças ao oportunismo de Jorge Leitão que, num lance inofensivo, abriu o marcador. Depois, já em descontos, Mércio fechou a contagem.Ávidos de pontos, ambos os conjuntos não conseguiram disfarçar alguma ansiedade, pelo que a qualidade técnica foi baixa. Após uma primeira parte com poucos lances de perigo, os golos só surgiram na etapa complementar e premiaram o ascendente do Feirense, sempre mais afoito e inconformado. Refira-se que mercê desta derrota o Aves caiu para a zona de despromoção por troca com o Fátima.

Novo recorde regional para Emanuel Pinho

Neste campeonato os nadadores do CDF tiveram uma prestação positiva ao alcançarem 7 títulos de Campeões Regionais, 3 Vice-Campeões e 4 terceiros lugares.

O CDF participou nos Campeonatos Regionais de Juvenis Juniores e Seniores com 15 nadadores (3 femininos e 12 masculinos) sob orientação do técnico Paulo Ferreira. A prova teve lugar no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra.
O grande destaque vai para o nadador Emanuel Pinho que alcançou um novo recorde regional na prova dos 100 mariposa com o tempo de 1.01.46 , tornado-se campeão regional e alcançou a melhor marca nacional ate ao momento em piscina de 50 metros na prova de 100 mariposa o que e um bom indicador para os Nacionais daqui a 15 dias em Riomaior; foi campeão regional também nos 200 estilos, vice campeão nos 200 mariposa e 400 estilos; Artur Costa alcançou a prata nos 50 livres e bronze nos 100 livres; Beatriz Sá alcançou o bronze nos 100 mariposa e 200 mariposa; Diogo Carvalho subiu ao pódio para o bronze nos 100 costas e Ana Rita Moreira foi bronze nos 100 bruços; a estafeta masculina Juv B constituída por Marcelo Rosas, Telmo Santos, Diogo Carvalho e Emanuel Pinho foi campeã regional nos 4x 100 livres e 200 livres e 4x 100 estilos alcançando TAC nacional na de 100 livres e 100 estilos;a estafeta Júnior de 4x 50 livres constituída por Diogo Barbosa, Flávio Oliveira, Diogo Silva e Artur Costa foi campeã regional assim como a de 4x 50 estilos constituída por Flávio Oliveira, António Giro, Artur Costa e Diogo Barbosa alcançou o titulo regional. Por lesão a nadadora feirense Carolina Pinto não pode dar o seu contributo a equipa, aguardamos o seu breve restabelecimento para voltar a competição.Próxima prova e já no próximo fim de semana na Mealhada para o Campeonato Zonal (Norte e Centro) no qual vão estar presentes 8 nadadores do Feirense.

in www.correiodafeira.com

Centenas de actores e figurantes nas encenações da Semana Santa

A Sexta-Feira Santa (21 de Março) é marcada pela realização da Via-Sacra ao Vivo, às 21h, desde o Palácio da Justiça até ao Tribunal.

De 14 a 24 de Março, Santa Maria da Feira celebra a Semana Santa com a realização de diversas encenações que recriam os últimos dias da vida de Jesus, envolvendo a participação de dezenas de actores do grupo Gólgota e centenas de figurantes. A edição deste ano será enriquecida com a Procissão dos Lírios ou do Encontro, a realizar no dia 14 de Março, pelas 21h00, que pretende "preparar os espíritos para os grandes acontecimentos da Semana Santa". Com a participação de cerca de 70 elementos do grupo Gólgota, a Procissão dos Lírios ou do Encontro sai da Capela de Campos rumo à Igreja Matriz e recria o momento em que Jesus cruzou o olhar com a sua mãe quando carregava a cruz a caminho do Calvário. "Devemos, pois, contemplar o que então aconteceu e que agora acontece com tanta gente que sofre, como pessoas com coração, que sintonizam com os sentimentos de quem leva uma pesada cruz, fruto de uma vida dura, disponibilizando-nos a apresentar corajosamente soluções para as injustiças, subornos, prepotências, arrogâncias e indiferença perante quem sofre", adverte o missionário passionista padre João Bezerra, autor dos textos das encenações. Esta procissão é única, porque original em toda a sua estrutura, textos e organização.
No Dia de Ramos (16 de Março, pelas 15h00), as atenções estão viradas para os mais novos. A par de dezenas de actores do grupo Gólgota, centenas de crianças e jovens animam o percurso, desde a Igreja Matriz até ao Seminário dos Passionistas, recriando os vários quadros da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém e na Cidade Humana, sempre acompanhados por uma multidão que acena a Jesus. Aqui são encenados cinco quadros, de uma forma muito realista e interventiva em termos culturais, sociais e religiosos.
Na Quinta-Feira Santa (20 de Março, pelas 21h30), a Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira realiza a Procissão do Triunfo das Endoenças ou Ecce Homo, desde a Igreja da Misericórdia até à Igreja Matriz.
A Sexta-Feira Santa (21 de Março) é marcada pela realização da Via-Sacra ao Vivo, às 21h00, desde o Palácio da Justiça até ao Tribunal. Nesta encenação, o povo acompanha os diversos quadros, mostrando-se sensível aos valores e princípios evidenciados. O padre João Bezerra salienta que é importante "sentir e viver os acontecimentos importantíssimos da vida de Jesus, relacionados com a sua condenação injusta, com a sua morte dolorosíssima na cruz e com a sua ressurreição". Sentir na pele o que está a acontecer, apesar de já ter acontecido é o grande objectivo. O missionário passionista sublinha que Jesus Cristo continua a ser condenado, maltratado e a morrer crucificado injustamente. "Ao fazermos memória dos factos históricos queremos recuperar energias para lutar contra toda a injustiça bem visível na nossa sociedade", refere.
A Semana Santa de Santa Maria da Feira é organizada e produzida pelo Grupo Gólgota, juntamente com a Câmara Municipal, a empresa municipal Feira Viva e Santa Casa da Misericórdia. Este ano, conta com o apoio de cinco estabelecimentos comerciais da cidade ligados à arte floral (Lipas Design, Linda Flor, Horto Santa Maria, ‘O Girasol' - Florista e Tulipa's Arte Floral), que têm a seu cargo a decoração de seis cruzes gigantes de madeira, colocadas em locais estratégicos da cidade. Conta ainda com a participação das juntas de freguesia de Souto e Escapães na Procissão dos Lírios ou do Encontro.

in www.correiodafeira.com

Seniores do Feirense arrasam em Andebol

A equipa de juvenis do CD Feirense teve jornada dupla neste fim-de-semana e em ambos os encontros saiu derrotada. No 1º, apesar de ter realizado uma boa exibição, perdeu com o F.C. Porto.

Resultados do Andebol do CD Feirense: Seniores: Campeonato Nacional da 3ª Divisão - 2ª Fase
A equipa Sénior iniciou da melhor maneira a 2.ª fase do Campeonato da 3.ª Divisão recebendo e vencendo com clareza o GDC Azurara.
Resultado: CD Feirense 31 - GDC Azurara 19
Próximo Jogo:
Estarreja AC - CD Feirense: dia 15/3 ás 18:30H no Pav. Municipal Estarreja
Juvenis Masculinos: Campeonato Nacional da 1ª Divisão:
A equipa de juvenis do CD Feirense teve jornada dupla neste fim-de-semana e em ambos os encontros saiu derrotada. No 1º, apesar de ter realizado uma boa exibição, perdeu com o FC Porto, uma das equipas candidatas ao título. Na 2ª partida, os jogadores mostraram-se muito intranquilos e realizaram uma exibição incaracterística, talvez a pior exibição da época, e acabaram também por perder com o Juventude D Lis, uma equipa que mostrou estar perfeitamente ao alcance da equipa azul.
Resultado: FC Porto 36 - CD Feirense 16 (Sábado 8/3)
CD Feirense 20 - Juventude D Lis 27 (Domingo 9/3)
Próximo jogo:
DF Holanda - CD Feirense: dia 29/3 ás 15:00H no Pavilhão DF Holanda (Guimarães).
Iniciados Masculinos: Campeonato Nacional da 1ª Divisão:
Está praticamente assegurada a manutenção da equipa de Iniciados na 1.ª Divisão Nacional, apesar de ainda faltarem 7 jornadas para o final desta fase. Os atletas têm proporcionado boas exibições e desta vez deslocaram-se a Mangualde para vencer o clube local.
Resultado:
GS Mangualde 30 - CD Feirense 35
Próximo jogo:
CD Feirense - SC Espinho: dia 30/3 ás 15:00H na Lavandeira
Juvenis Femininos:
A equipa feminina recebeu e perdeu com o S.Félix da Marinha
Resultados:
CD Feirense 21 - S. Félix 30
Próximo jogo:
CD Feirense - Lusitânia FC Lourosa: dia 15/3 ás 15:00H no Pavilhão da Lavandeira.

in www.correiodafeira.com

06/03/08

João Santos chama 3 jogadores do Feirense à selecção


O Treinador Nacional João Santos divulgou a lista de convocados que vão integrar o estágio de preparação dos Sub-15, a realizar nos dias 8 e 9 de Março, no Complexo Desportivo do Jamor.

Lista de convocados

Boavista - Alves e Flávio

Feirense - Carvalho, Pedro e Samu

Belenenses - Elói

Penafiel - Rafael

FC Porto - Alex, Igor Rocha, Tiago Ferreira e Tó-Zé

Manchester United - Rico Gomes

Sp. Braga - Diogo Orlando e Vitor Hugo

Benfica - Bruno Gaspar, Fábio Leite, Pedro Almeida e Rui Silva

Sporting - Alberto Coelho, Hugo Airosa, João Mário, Mateus Fonseca e Rodolfo Simões

Vitória de Guimarães - André Pereira, Cafú e Luis Rocha

Semana Santa

Oito bandas a concurso este fim-de-semana


Amanhã, sexta-feira, a partir das 22h00, sobem ao palco do Cine-teatro António Lamoso as primeiras quatro bandas inscritas na 10ª edição do Rocktaract – Concurso de Música Moderna de Santa Maria da Feira. Turn off my brain, Insulae, Muryan e Paperlost são os primeiros grupos a mostrar o que valem. A noite fecha com a actuação da banda Born a Lion, da Marinha Grande, que dará um espectáculo de “rock em estado impoluto com influências blues”. No sábado, dia 8, realiza-se a segunda eliminatória do concurso, com a participação de Made In Madnesss, Practic Choice, Phist e Bettershell. A noite finaliza com a actuação da banda Madame Godard. Todos os concertos têm entrada livre.
Organizado pelo Rotaract Clube da Feira em parceria com a Câmara Municipal, o Rocktaract é um concurso de música moderna que pretende dar voz a bandas de todo o País, sem registo discográfico editado. Quer o vencedor do concurso, quer a banda do Concelho com maior pontuação terão direito a sessões de gravação e de mistura num estúdio profissional. O júri do concurso orientará a sua decisão em função da interpretação e da técnica de execução, da criatividade e da originalidade, bem como da presença em palco e do conteúdo das letras.
Born a Lion actua amanhã. A música desta banda remete-nos para a paisagem bucólica norte-americana, sempre ao longo do curso do Mississipi. Fala-nos de histórias conturbadas de amor, das vicissitudes da vida. Temas de rock em estado impoluto com influências blues. São músicas com corpo e alma, tocadas com devoção por quem tem um flirt obsessivo por rock’n’roll. Em estúdio, a voz de Rodriguez - Rodrigo Cassiano, também baterista - ganha contornos blues nunca antes imaginados possíveis. A guitarra de Melquiadez (Bruno Cantanhede) cruza frequentemente a ténue barreira entre o blues e o rock, enquanto que o baixo de Nunez (Nuno Lopes) é a força motriz do universo Born a Lion. As influências reclamadas pela banda são notórias. Um misto de Johnny Cash, Immortal Lee County Killers, Black Sabbath e Led Zeppelin.
Apostando na diferença como base da sua obra e sem nunca ter tido pressa de agradar tendencialmente, a banda Madame Godard procurou consolidar ideias em busca de uma constante superação. Por vezes, torna-se necessário inverter ritmos e subverter processos para avançar depois com renovada inspiração. Os seus temas cruzam a canção francesa com ritmos sul-americanos, a pop e o rock de sessenta com o funk dos anos 70, a confusão concertada da música de leste com a lógica desconcertada das bandas de Tarantino. Actualmente a gravar o seu primeiro disco com Paulo Miranda, que já trabalhou com vários projectos de referência, como Old Jerusalem, The Unplayable Sofa Guitar e The Legendary Tiger Man, os Madame Godard regressam agora aos palcos depois de um inesperado e prolongado silêncio. O aguardado álbum de estreia deverá ser editado na primeira metade deste ano.

Pianos permanecem no Museu Convento dos Lóios

Dezassete artistas. George Brecht, John Cage, Giuseppe Chiari, Philip Corner, Geoffrey Hendricks, Juan Hidalgo, Dick Higgins, Joe Jones, Mauricio Kagel, Milan Knizak, La Monte Young, George Maciunas, Ben Vautier, Walter Marchetti, Ben Patterson, Daniel Spoerri, Wolf Vostell. Todos eles deram a sua contribuição para a transformação dos pianos em peças de arte. O resultado está patente no Museu Convento dos Lóios até ao final deste mês. De terça a sexta-feira das 9h00 às 17h00 e ao fim-de-semana entre as 14h30 e as 17h00. A entrada é livre.
“Pianofortissimo”. Foi o nome escolhido para esta mostra do movimento artístico internacional Fluxus. Com o dadaísmo a correr-lhe nas veias, esta corrente artística tem vindo a defender que a arte, quando nasce, é para todos. Por isso, o piano surge como um símbolo da elite que se desconstroi com objectos do quotidiano para o aproximar dos observadores.
Há anões coloridos em cima de pianos. Cordas paradas pela força do betão. Electrodomésticos ligados às teclas do instrumento de cordas. O músico John Cage, um dos pais do Fluxus, vira um piano ao contrário e coloca-o sobre camadas de tecidos coloridos. Há milhares de luzes que dão a noção da forma, mas escondem o objecto. Há pianos manjedouras. Há um céu no tampo. Há 16 pianos espalhados por três salas do Museu Convento dos Lóios.
“Os pianos que os artistas têm manipulado, desmembrado, reconstruído, preparado, invertido, florescido, pintado, cimentado ou destruído, perante o meu olhar, desenvolvem a concepção de fazer arte que sempre tem iluminado as coisas do mundo, reconvertido o sentido dos objectos e situações enclausuradas e prisioneiras da sua história exclusiva” - sublinha Gino Di Maggio da Fundação Mudima, no catálogo da exposição. “A intervenção dos artistas sobre os pianos, desde sempre símbolo elitista e exclusivo da música clássica de nobre tradição, abre novos e inusitados caminhos, recolocando o instrumento musical no vórtice da vida, descendo do pódio sublime onde se encontra e se toca” - acrescenta o responsável.

Lúcia Moniz une-se à banda feirense Dr1ve


A cantora Lúcia Moniz, que esteve afastada algum tempo das edições discográficas, está de regresso às lides musicais. Lúcia Moniz juntou-se à banda feirense Dr1ve e juntos gravaram a música “A wish”, que ainda este mês chegará às rádios e televisões nacionais. A canção é o tema principal da banda-sonora do filme “Escritora italiana” do realizador André Badalo. Uma história protagonizada por Nicolau Breyner, Simone de Oliveira, Diogo Morgado, João Raposo e Lúcia Moniz. Entretanto, a cantora e os Dr1ve estão já a preparar uma digressão nacional que deverá arrancar no próximo mês.

Álvaro estreia-se no ‘banco’ do Marcolino e Henrique Nunes volta como adversário


Feirense e Aves jogam pela 15ª vez na Feira. Um jogo ‘especial’ – de um lado, Álvaro Magalhães que se estreia em casa; do outro lado da barricada, Henrique Nunes que volta a uma casa que muito bem conhece.

O jogo do próximo domingo promete muito. Álvaro Magalhães, treinador do Feirense, estreia-se no ‘banco’ do Estádio Marcolino de Castro. No banco vizinho, estará Henrique Nunes, treinador do Aves. Henrique regressa a uma casa que tão bem conhece e de novo com o Aves, onde já trabalhou na década de 90. Depois, há a entrada gratuita para as senhoras, um dia depois do Dia Internacional da Mulher, que se celebra no sábado.

Atletas do Feirense alcançam sete títulos regionais em Coimbra

A secção de natação do Feirense continua a arrecadar medalhas atrás de medalhas. Em Coimbra, nos campeonatos regionais de juvenis, juniores e de seniores, os ‘azuis’ alcançaram um total de sete títulos regionais, três vice-campeonatos e quatro terceiros lugares.
O Feirense seguiu até Coimbra com uma equipa composta por 15 nadadores – três femininos e 12 masculinos – sob a orientação do técnico Paulo Ferreira. A prova teve lugar no Complexo Olímpico de Piscinas, em Coimbra.
O grande destaque vai para o nadador Emanuel Pinho que alcançou um novo recorde regional na prova dos 100m mariposa com o tempo de 1.01.46, tornando-se campeão regional. Alcançou a melhor marca nacional ate ao momento em piscina de 50 metros na prova de 100m mariposa, o que é um bom indicador para os Nacionais que decorrem dentro de duas semanas em Rio Maior.
Emanuel Pinho sagrou-se campeão regional também nos 200m estilos, e vice-campeão nos 200m mariposa e nos 400m estilos. Enquanto isso, Artur Costa alcançou a medalha de prata nos 50m livres e a de bronze nos 100m livres. Beatriz Sá alcançou o bronze nos 100m mariposa e nos 200m mariposa.
Nestes regionais de Coimbra, Diogo Carvalho subiu ao pódio para receber a medalha de bronze referente aos 100m costas e Ana Rita Moreira foi terceira nos 100m bruços. A estafeta masculina de juvenis/B, constituída por Marcelo Rosas, Telmo Santos, Diogo Carvalho e Emanuel Pinho sagrou-se campeã regional nos 4x100m livres e 200m livres e 4x100m estilos alcançando TAC nacional na de 100m livres e 100 mestilos.
Enquanto isso, a estafeta júnior de 4x50m livres, constituída por Diogo Barbosa, Flávio Oliveira, Diogo Silva e Artur Costa, arrecadou a medalha de ouro, assim como a vitória nos 4x50m estilos, estafeta constituída por Flávio Oliveira, António Giro, Artur Costa e Diogo Barbosa. Devido a lesão, a nadadora feirense Carolina Pinto não pôde dar o seu contributo a equipa.
No próximo fim-de-semana, está marcado para a Mealhada o Campeonato Zonal (Norte e Centro). Nesta prova, está garantida a presença de oito atletas do Feirense.

in www.terrasdafeira.pt

Ministério ainda não nomeou administrador do Hospital


O Ministério da Saúde ainda não nomeou o novo administrador do Hospital de S. Sebastião, de Santa Maria da Feira. Consumada a saída de Hugo Meireles, as funções estão a ser desempenhadas interinamente por Fernando Silva, vogal do Conselho de Administração, que fora sugerido ao ex-ministro da Saúde quando Hugo Meireles pediu para sair. O administrador interino diz não conhecer o nome do sucessor de Hugo Meireles e que apenas foi indigitado pelo Ministério da Saúde para o substituir.
Hugo Meireles pediu a demissão em Janeiro, alegando motivos de ordem pessoal, depois de ter passado quase 10 anos à frente da unidade hospitalar, tendo dinamizado um novo modelo de gestão hospitalar em Portugal.

Procissão dos lírios: uma originalidade a nível nacional

Centenas de figurantes do Gólgota participam no cortejo da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém na Cidade Humana, a 16 de Março.
Diferenciação e um maior envolvimento são as palavras-chave da 11.º edição. Feira Viva adianta que o evento reúne condições para se tornar uma referência em Portugal.

Procissão dos Lírios ou do Encontro. Dia 14 de Março, da capela dos Passos para a Igreja Matriz, com saída marcada para as 21h00. O Grupo Gólgota orienta a recriação religiosa que não é feita em qualquer parte do País. Esta é a grande novidade da 11.ª edição da Semana Santa, que começa na sexta-feira da próxima semana e termina a 24 com o Compasso. João Bezerra, padre passionista e responsável pelo Gólgota, explica o que se vai passar e o significado de cada gesto. A procissão cantada e teatralizada pretende recordar os momentos de Jesus a caminho do Calvário e o encontro com a sua mãe. “É um desafio a sentirmos os tormentos do Redentor e de Sua Mãe, Maria da Nazaré” - comenta. Cerca de 70 elementos do Gólgota preparam-se para essa encenação que é original a vários níveis: nos textos, na estrutura, em toda a organização.

in www.terrasdafeira.pt

05/03/08

Que saudades de ver o sol...


Nunca desistir e procurar chegar onde só chega, quem não tem medo de naufragar...como canta, deliciosamente, Mafalda Veiga..

Fecho os olhos, sem receio...sei que a vida é um privilégio que, nunca, devemos deitar fora...Confio em Deus, confio nos profissionais de saúde, brilhantes, no S. Sebastião, na cidade da Feira, primeiro, depois no Pedro Hispano, hospital que tem nome de Papa, em Matosinhos...Grande campeão da enfermagem, José Deolindo, nunca esquecerei o teu gesto grande...
Hoje, posso exclamar, que saudades de vós, que saudades do sol, que saudades do trabalho que amo, da vida que abraço, aceitando o bom e o mau.Tenho defeitos, mas, em cada dia, procurarei ser um melhor ser humano. Fintar os tubos da escuridão, lutar pela vida é o mínimo que se pode fazer...Ficou o susto, sobram as forças para a recuperação em pleno...Uma bactéria deixou-me os pulmões brancos, mas não era o fim, apenas o desafio de continuar...
Mas que redacção eu partilho, no centenário Correio da Feira. Fantásticos Manuel Rodrigues, Vera Campos "Sargento", Marisa, Albino Santos "Bina Lagarto", Domingos Moreira e uma administração com uma dimensão humana que, nunca, tinha encontrado...até hoje. Preocupação, proximidade e sentido de responsabilidade. A todos os colaboradores e amigos do Correio, o muito obrigado.
A todos o meu obrigado,a todos mesmo. Ao pessoal do Terras da Feira, Joaquim Mota não esqueço o teu gesto, das Rádios Clube da Feira e Águia Azul, às centenas de associações do concelho, principal riqueza de uma zona única, o meu obrigado...Ao Shrek ainda mais avesso ao azul, ao blog das Caldas de S. Jorge, terra que adoro, às centenas de pessoas que falaram com a Celi, a minha irmã, o meu obrigado...Somos tão pequenos e perdemos, tanto tempo, no acessório e não no mais importante. Criar inimizades, para quê? Dividir para reinar, porquê? Vamos todos fazer do concelho da Feira algo de assombroso!
Ides ter que me aturar, não sei até quando, mas com a energia de sempre. Amo a vida, cada vez mais.
Ass. Ângelo Pedrosa. O mais difícil ficou para trás e foi, mesmo, o mais difícil da minha vida...Não te esqueço LT. O teu sorriso e os meus anjos, as minhas sobrinhas, deram-me uma força que nada derrotou. Mãe, tudo o que sou, devo-o a ti.Obrigado por me ensinares a não desistir...


Ângelo a cidade de Santa Maria da Feira esta contigo amigo.

04/03/08

Joaquim Cardoso volta ao Feirense para treinar a equipa de juniores

Joaquim Cardoso é o novo treinador de juniores do Feirense. Sucede a Luís Miguel que se demitiu a semana passada. O novo técnico deixa os juniores do Arrifanense e regressa a uma casa que bem conhece.

in www.terrasdafeira.pt

Metro na Feira e S. João “fatal como o destino”



O autarca sanjoanense admite que “seria impensável entrar em S. João da Madeira e parar de 800 em 800 metros até ao Porto”.

A expansão da linha do Metro do Porto até aos municípios no extremo sul da Área Metropolitana do Porto é um assunto que continua na ordem do dia. Especialistas vêm torcendo o nariz à extensão da linha, mas os autarcas não perdem de vista a “carruagem”. Assim como Alfredo Henriques em Santa Maria da Feira, Castro Almeida está convencido de que o Metro do Porto chegará aos dois concelhos. “É fatal como o destino haver metro em S. João da Madeira e Santa Maria da Feira, assim como há a 30 quilómetros a norte do Douro” – disse Castro Almeida, presidente da Câmara sanjoanense, intervindo na qualidade de vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto, num seminário sobre “Mobilidade Sustentável”, organizado pela EDV Energia.
Castro Almeida fala numa rede com características diferentes da que existe no Porto, admitindo que “seria impensável entrar em S. João da Madeira e parar de 800 em 800 metros até ao Porto”, sustentando a necessidade de uma ligação com entre as duas linhas.
A Junta Metropolitana do Porto encomendou, recentemente, um estudo de viabilidade da expansão da rede aos municípios do sul da Área Metropolitana. Alguns especialistas, que discordam do prolongamento da linha, têm vindo a apontar como alternativa mais apropriada o comboio suburbano, atendendo às características dos dois concelhos.

in www.terrasdafeira.pt

”Rosto Solidário” quer ser a cara e a voz dos que nada têm


Associação não pretende tornar-se IPSS, preferindo vir a ser uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.

Chama-se “Rosto Solidário” e é uma das mais jovens associações do concelho de Santa Maria da Feira, visando desenvolver acções de cariz social e humano. A sua sede é no Seminário dos Missionários Passionistas, já que a ideia de criar esta associação nasceu no seio da congregação. Não quer viver das entidades oficiais, preferindo trabalhar com elas em parceria, assumindo-se não como mais uma instituição particular de solidariedade social, mas sim uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento. Apesar de ter concluído há pouco o processo de constituição oficial, já tem desenvolvido diversas acções, das quais se destacam as levadas a cabo em Angola.

in www.terrasdafeira.pt

Álvaro Magalhães estreia a perder


Na estreia de Álvaro Magalhães, frente a um candidato á subida ao escalão maior do futebol português, o Feirense entrou muito bem na partida, mas num livre apontado por Quim Berto, fez a bola parar no fundo da baliza do impotente Hélder Godinho. Não mereciam sofrer aquele tento os fogaceiros, e de pronto reagiram tendo por diversas vezes estado muito perto de chegar ao empate, mas por manifesta falta de sorte e pontaria, acabariam a primeira parte a perder pela margem mínima. Na segunda parte, com uma atitude heróica, fez sofrer e de que maneira os vizelenses, mas não foi capaz de marcar qualquer golo, saindo assim com uma derrota das Caldas de Vizela, por uma bola a zero. Álvaro Magalhães arriscou tudo para conseguir um resultado diferente, meteu toda a carne no assador, como se diz na gíria, mas faltou um pouco de sorte, para sair de Vizela, com um resultado positivo.

Feirense domina o Regional de Infantis

Nos passados dias 23 e 24 de Fevereiro o CDF esteve presente nos Campeonatos Regionais de Infantis, realizados nas Piscinas do Fontelo em Viseu sob organização da associação de Natação de Aveiro.

O CDF esteve representado por 16 nadadores (10 femininos e 6 masculinos): Filipe Baptista, Catia Sarrico, Gonçalo Sá, Mariana Silva, Mariana Martins, Raquel Pais, Tiago Andrade, Soraia Rodrigues, Telmo Barbosa, Mafalda Silva, Carolina Madeira, Joana Santos, Paricia Marques, Filipe Sousa, Luísa Rosas e Alcides Sousa, sob orientação técnica de Paulo Ferreira e Alexandre Sousa.A participação Feirense foi "demolidora", pois foi o Clube no campeonato que arrecadou mais títulos regionais, mais vice títulos regionais e no total de medalhas ganhas ficou também na primeira posição. Na totalidade foram alcançados 12 titulos regionais, 10 vice títulos regionais e 3 podios de 3º lugar, ao todo foram alcançadas 25 medalhas(12 de ouro , 10 de prata e 3 de bronze).Os titulos foram distribuídos da seguinte forma: Alcides Sousa 4 titulos regionais (100 mariposa com novo recorde pessoal de (1.05.78), 200 estilos, 200 mariposa, 200 bruços e vice campeão aos 200 costas com novo recorde pessoal (2.28.45); Mariana Martins 3 titulos regionais 100 mariposa, 200 mariposa, 200 estilos e 2 vice campeã 800 livres e 400 livres; Patricia Marques foi campeã regional aos 100 costas e ficou em 3ª em 200 estilos; Tiago Andrade foi vice campeão regional aos 400 e 1500 livres; Raquel Pais foi vice- campeã regional aos 400 estilos; Carolina Madeira foi vice- campeã regional nos 100 mariposa; Soraia Rodrigues subiu ao pódio para um 3º lugar nos 800 livres; Joana Santos foi 4º a 200 bruços e 5º a 100 bruços ; Luísa Rosas foi 4º nos 200 bruços e 5ª nos 100 buços; Catia Sarrico foi 4ª a 800 livres e 5ª a 100 costas; a estafeta feminina Inf A constituída por Joana santos, Raquel Pais , Patrícia marques e Mariana Martins conquistou as 3 medalhas de ouro em disputa, nas estafetas de 4x 100 livres e 4x 100 estilos alcançaram TAC zonal; a estafeta masculina Inf. A constituída por Telmo Barbosa, Filipe Baptista, Alcides Sousa e Tiago Andrade foram campeões regionais nos 4x 200 livres com TAC zonal, e nos 4x 100 estilos e 4x 100 livres foram em ambas vice campeões; a estafeta Inf. B feminina constituída por Catia Sarrico, Luísa Rosas, Soraia Rodrigues e Carolina Madeira form campeãs regionais nos 4x 100 estilos, vice campeãs nos 4x 100 livres e 3ª nos 4x 200 livres.Destaque para as boas participações de Filipe Sousa, Mafalda Silva, Mariana Silva e Gonçalo Sá que se estrearam nos Campeonatos regionais e ainda da juvenil Beatriz Sá que participou extra prova nos 100 mariposa alcançando um novo recorde pessoal (1.12.92).Estão de parabéns todos os nadadores feirenses que participaram nos Campeonatos e mais uma vez ficou aqui demonstrado todo o bom trabalho que se tem efectuado na secção de natação Feirense.Próxima prova do CDF e já no próximo fim de semana em Coimbra em piscina de 50m - Campeonatos regionais Juvenis, Juniores e seniores.

in www.correiodafeira.com

A vida saiu à rua

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE SANTA MARIA DA FEIRA


Para comemorar o seu 12º aniversário, a Universidade Sénior feirense resolveu sair à rua. Forma singular de festejos: servir poesia à comunidade, nos cafés, em restaurante, na Biblioteca, nas ruas. Animação que surpreendeu a rotina quotidiana do burgo.

O evento aconteceu, no passado dia 22, sob o signo da poesia e com um tema maior - "A Terra é o Nosso Paraíso - A vida saiu à rua".De traje preto as senhoras, com fita vermelha e roseta vermelha e branca, símbolo da universidade Feirense. Os homens com a gravata vermelha e a roseta na lapela davam ao dia o colorido que este merecia pelo sol radiante com que se apresentou.Iniciou-se a acção com um poema colectivo forte, activo a puxar a intervenção.Foram ditas poesias de Alberto Caeiro e Sophia de Mello Breiner."Chá com torradas", "Dobrada à moda do Porto", "As Pessoas insensíveis" e ainda o "Auto-Retrato" de Ary dos Santos foram alguns dos poemas declamados durante o almoço. O café foi tomado noutro local da cidade. Novamente a poesia ocupou o lugar de honra, dita por três alunos, em ambiente intimista, ressoando sentimentos e mensagens de Sophia de Mello Breiner. Seguiu-se uma ida até esse belo edificio que engrandece a cultura de Santa Maria da Feira, a Biblioteca Municipal. No átrio da biblioteca foi encenado um quadro tendo por tema uma poesia de Antonio Gedeão- "Lágrima de Preta" com vários participantes da universidade. Uma maravilha de actuação com louvores especiais para a "preta".O próximo quadro seria apresentado ao ar livre, no Largo Dr. Gaspar Moreira, onde depois de lido o poema colectivo da Universidade, seria representado com especial relevo a "Terra é o Nosso Paraíso" com a honrosa presença dos Presidente da Câmara da Feira, Alfredo Henriques, vereadores Amadeu Albergaria e Emídio SousaNeste paraíso que é a nossa Terra existem realmente dragões (Carl Sagan) e um deles e bem grande é a poluição. Num quadro de grande beleza, o tema foi apresentado com especial relevo para a poluição e esbanjamento da água, tentando chamar a atenção para a gravidade deste problema, imaginando-se um cenário para as gerações vindouras. O texto "A Terra é o Nosso Paraíso" foi enriquecido com diversos poemas, dança e dramatizações sucessivas.Ali, numa feliz coincidência, enquanto se ouvia o actual relógio da igreja matriz e se recordava os sinos de antigamente todos os participantes cantaram a "Procissão", o celebrado poema de Antonio Lopes Ribeiro.

in www.correiodafeira.com

Académico da Feira empatou no pavilhão do CH Carvalhos em grande jogo

O Académico da Feira empatou 3-3 com o C.H. Carvalhos, jogo a contar para a 20ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão, realizado no Pavilhão do Clube Hóquei dos Carvalhos

Campeonato Nacional da II Divisão, Zona Norte: O jogo grande da jornada que opôs os dois primeiros classificados confirmou isso mesmo, foi um autêntico jogo do campeonato, jogado nos limites, com cartões de todas as cores, com incerteza no resultado e num pavilhão vibrante com muito público. Começou melhor a equipa da casa com um golo logo no início do jogo, mas o Académico da Feira com serenidade empatou a um golo ainda antes do intervalo. Com ambas as equipas a equivalerem-se o empate na segunda parte foi-se mantendo, até que sensivelmente a dez minutos do final o CH Carvalhos marcou dois golos de rajada. No entanto, a equipa feirense demonstrou que tem que se contar com ela, já que demonstrando grande capacidade e querer, reagiu muito bem e conseguiu chegar à igualdade a três golos, o que lhe permite manter-se no lote dos candidatos ao primeiro lugar. Boa exibição do Académico da Feira e destaque também para os três golos apontados por Paulo Silva. O Académico da Feira alinhou com Cláudio Bessa, Alfredo Nogueira, José Meireles, Tiago Sousa e Paulo Silva (3) - cinco inicial - André Sousa, António Pinho, Nuno Ribeiro, Luís Pinto e Ricky. Treinador: Pedro Teixeira. Resultados da 20ª jornada: CH Carvalhos - Académico da Feira 3-3, Juventude Pacense - Sanjoanense 8-4, Lavra - HC Turquel 3-2, HC Marco - Sp. Marinhense 2-0, Famalicense - Bom Sucesso 3-2, CD Nortecoope - Limianos 2-2 e Pasteleira - Sp. Tomar no Domingo à noite. Folgou o Riba de Ave. Classificação: CH Carvalhos 41 pontos, Académico da Feira 39 pontos, Sp. Tomar 36 pontos, Famalicense 36 pontos, CD Nortecoope 33 pontos, HC Turquel 32 pontos, Riba de Ave 30 pontos, Sanjoanense 25 pontos, Lavra 25 pontos, Limianos 23 pontos, Juventude Pacense 23 pontos, HC Marco 23 pontos, Bom Sucesso 19 pontos, Sp. Marinhense 5 pontos, Pasteleira 2 pontos, Académico do Porto desistiu. Próxima Jornada: O Académico da Feira folga. Outros jogos, a realizar no Sábado, dia 8 de Março: Riba de Ave - Juventude Pacense, Sanjoanense - Lavra, HC Turquel - HC Marco, Sp. Marinhense - Famalicense, Bom Sucesso - Pasteleira, Sp. Tomar - CD Nortecoope e Limianos - CH Carvalhos. Campeonato Nacional de Iniciados, Zona Norte: 6ª Jornada: F.C. Porto - Académico da Feira 11-2 Próxima Jornada: Académico da Feira - A.A. Espinho, Domingo, dia 9 de Março, às 11 horas, no Pavilhão da Lavandeira em Santa Maria da Feira. Campeonato Nacional da I Divisão Feminino: A equipa feminina do Académico da Feira terminou o campeonato em grande ao golear por 9-0 no Pavilhão do Fânzeres. O Académico da Feira classificou-se no 7º lugar e igualou a sua melhor classificação de sempre. Classificação final da 1ª fase da Zona Norte: Fundação Nortecoope 54 pontos, HC Mealhada 41, CD Nortecoope 36, CH Carvalhos 34, Arazede 30, HC Marco 24, Académico da Feira 19, Alfena 19, Fânzeres 4 e Vila Boa do Bispo 4 pontos. Os quatro primeiros classificados ficaram apurarados para a Fase Final a que se lhes juntam os quatro apurados da Zona Sul e que são o Boliqueime, o Nafarros, o Alcobacense e os Lobinhos.

in www.correiodafeira.com

"Estou orgulhoso em treinar o Feirense," afirmou, Álvaro Magalhães.



O ditado é antigo, mas aplica-se que nem uma luva, Rei Morto, Rei posto. Luís Miguel saiu, e Rodrigo Nunes tinha prometido um treinador que tivesse experiência de 1ª e 2ª liga.

Ora aí está ele, Álvaro Magalhães, antigo lateral esquerdo do Benfica e da selecção nacional, foi o homem escolhido, até o final da época, para orientar o Feirense. Entrevistado pelo repórter, Nelson Pais, da Rádio Clube da Feira, disse " estar orgulhoso de voltar a treinar uma equipa de um concelho em que foi muito feliz, e só espero ter o sucesso que tive quando iniciei a minha carreira, no Lusitânia de Lourosa". Gil Vicente, Desportivo de Chaves, Santa Clara, e mais recentemente o Olhanense, foram alguns dos clubes por onde já passou. Questionado se foi fácil chegar a acordo com os azuis, o novo técnico, referiu que " sim, já conheço o presidente há vários anos, sei que é um homem de trabalho e que o clube proporciona boas condições aos seus profissionais, assegurou. Sobre o que conhece do clube e da equipa, Álvaro Magalhães, mostrou-se conhecedor da realidade, " o feirense é por esta altura, um dos clubes que melhores condições de trabalho tem em Portugal, e da equipa sei que temos um conjunto de jovens, e alguns com alguma veterania, ou seja, com muita experiência no futebol e concerteza nos vão ajudar a alcançar os nossos objectivos", para depois afirmar que " o objectivo é a manutenção, porque a equipa ocupa um lugar incómodo na tabela classificativa, mas vamos trabalhar, física, técnica e psicologicamente, para nos apresentarmos, nestas dez finais que faltam, nas melhores condições possíveis. É uma tarefa árdua, mas estou preparado, afirmou. A estreia está marcada para o próximo domingo, em Vizela.
in www.correiodafeira.com